Todas as Publicações dos Clubes

Projeto Cidadania Afro-Brasileira de Capoeira no RC de Araguaína-Pioneiro

Iniciando a gestão da companheira Thais com chave de ouro! No dia 6 de julho, nosso clube teve a honra de apoiar um evento marcante do projeto Cidadania Afro-Brasileira de Capoeira: o Batizado, Troca de Corda e Torneio de Capoeira. O batizado de capoeira é uma cerimônia tradicional e simbólica, na qual o capoeirista participa, pela primeira vez, de um jogo oficial ou realiza a troca de corda, de acordo com sua evolução na arte. É um dos momentos mais importantes da trajetória de quem pratica capoeira, com profundo valor cultural, social e espiritual. O evento reuniu mestres, contramestres, professores e instrutores de Araguaína, Palmas e do Maranhão, fortalecendo os laços da comunidade capoeirista em um dia de celebração, aprendizado e integração. Desde 2019, nosso clube tem orgulho de apoiar a prática da capoeira em nossa sede, como parte das ações sociais voltadas para crianças em situação de fragilidade socioeconômica. Acreditamos na capoeira como instrumento de cidadania, disciplina e valorização da cultura afro-brasileira. A realização do evento foi possível graças à organização e dedicação do Mestre Taboca, com apoio da Secretaria de Cultura de Araguaína e do Rotary Club de Araguaína-Pioneiro. Foi um dia repleto de cultura, união e muito axé! Nosso agradecimento especial a todos os patrocinadores, apoiadores e participantes que contribuíram para o sucesso dessa linda celebração. Juntos, fortalecemos a capoeira e promovemos a cidadania!

por

ROTARY CLUB DE BRASÍLIA LAGO SUL SEMPRE FAZENDO O BEM.

ROTARY CLUB DE BRASÍLIA LAGO SUL SEMPRE FAZENDO O BEM. Mais uma ação humanitária realizada pelo Rotary Club de Brasília Lago Sul, sob a presidência do companheiro Roney Rodrigues, acompanhado do coordenador do "Banco de Cadeira de Rodas", Jordivar Filgueira, doou mais 02 cadeiras de rodas, dia 09/07/24 às 10:00 hs terça-feira, na sede da Fundação de Rotarianos de Brasília. Pessoas Beneficiadas: Valdemir Pereira Evangelista com 01 Cadeira de Rodas, morador de Formosa - Goiás. Representado pela companheira Conceição Bazzo. Valdir Peixoto Barbosa, com 01 cadeira de rodas, morador do Núcleo Bandeirante. Representado pelo sr. Glaucio Machado. Fotos e texto:Jordivar Filgueira - associado do Rotary Club de Brasília Lago Sul e Imagem Pública do clube.

por

Interclubes Azul e Verde Realiza Diagnóstico Rápido em Sobradinho

Uma iniciativa interclubes do Rotary International, no Distrito Federal, denominada Interclubes Azul e Verde, realizou um diagnóstico rápido no dia 6 de julho, em Sobradinho. Participaram desta vez o Rotaract Club de Brasília International Online (Rotaract BIO), o Rotary Club de Brasília International (RCBI) e o Rotary Club de Sobradinho-Serrano. Pontos de Visita do Diagnóstico: Projeto RRP Moura: Este projeto, que significa Revitalização, Reciclagem e Preservação, é uma iniciativa exemplar de sustentabilidade. Mais informações podem ser acessadas no Instagram do Projeto RRP Moura. A Voçoroca: Um fenômeno geológico que resulta na formação de grandes buracos de erosão, causados pela seguinte combinação de fatores: declividade acentuada, solo arenoso, alternância de chuvas intensas e sol forte, fragmentando o solo frágil, e ineficiência da cobertura vegetal no amortecimento das intempéries. Casa do Ribeirão: Utilizada pelo Projeto SOS Ribeirão Sobradinho, este local é fundamental para atividades de educação ambiental, produção de mudas e reuniões com formadores de opinião. O Rotary International orienta a família rotária a realizar projetos eficazes, que começam com um bom planejamento. Nesta fase, duas fontes de informação são cruciais: Colaboração com a Comunidade: cada comunidade possui seus próprios pontos fortes e preocupações. A melhor abordagem é trabalhar em estreita colaboração com pessoas de diferentes grupos que têm interesse nos resultados. Especialistas e Mentores Locais do Distrito 4530: estes especialistas podem usar seus conhecimentos técnicos e habilidades de planejamento de projetos para ajudar na elaboração de uma boa proposta. Ao invés de gastar dinheiro com consultores temporários, é possível receber conselhos de associados do Rotary que já passaram pelo processo e entendem o que é necessário fazer. O RCBI acumula experiências exitosas e lições aprendidas de projetos realizados com outros clubes no Córrego Cantagalo, na bacia do Rio Doce (município de Santo Antônio do Grama-MG) e do Projeto Águas Limpas, realizado na Serrinha do Paranoá (Brasília-DF), sob a liderança do Rotaract BIO, com apoio do Instituto Oca do Sol e outros parceiros locais. Assim, em uma iniciativa que reúne diversos clubes e especialistas, Rotary e Rotaract Clubes se unem a amigos e vizinhos para desenharem juntos o que pode vir a ser uma ação que realizará mudanças duradouras nas comunidades onde vivem, na microbacia hidrográfica do Ribeirão Sobradinho. #RotaryInternational #RCBI #Rotaract #RotaractBIO #Sustentabilidade #ÁguaSaneamento #InterclubesAzulEVerde #ProjetoAmbiental #RibeirãoSobradinho #EducaçãoAmbiental #PreservaçãoDoMeioAmbiente #EconomiaCircular #ESG #PessoasEmAção #ComunidadeUnida #COP30 #Distrito4530 #AçãoLocalImpactoGlobal

por

ROTARY CLUB DE BRASÍLIA LAGO SUL DOA 6 CADEIRAS DE RODAS.

ROTARY INTERNATIONAL - DISTRITO 4530. Engloba: Tocantins, Distrito Federal e Goiás. Governador 2023-24 - Jose Hilário Rodrigues.   ROTARY CLUB DE BRASÍLIA LAGO SUL DOA 6 CADEIRAS DE RODAS.   Na caminhada do servir, o Rotary Club de Brasília Lago Sul sob a presidência do companheiro Roney Rodrigues, acompanhado do coordenador do "Banco de Cadeira de Rodas", companheiro Jordivar Filgueira, dia 03/07/24 às 10:00 horas na Fundação de Rotarianos de Brasília, doou mais 6 cadeiras de rodas.   Mais uma ação humanitária, que proporciona descanso, comodidade e melhor qualidade de vida, às pessoas menos favorecidas.   Pessoas contempladas:   Com 01 cadeira de rodas e 01 de banho, a Sra. Josefa Maria de Lima Torquato, moradora do Núcleo Bandeirante - DF, representada pelo seu filho Michel.   Com 01 cadeira de rodas e 01 de banho, a Sra. Florisvalda José Luiz, moradora de Taguatinga - DF, representada pela sua irmã Elesandra Cristina.   Com 01 cadeira de rodas e 01 de banho, a Sra. Ana Rodrigues de Sousa, moradora de Itapoã - DF, representada pela Sra. Iva Michiles.   Fotos e texto: Jordivar Filgueira - associado e Imagem Pública do Rotary.

por

Localizar site dos clubes