Todas as Publicações dos Clubes

DOE PARA QUEM PRECISA

O Rotary Club de Anápolis Jaiara, esteve em ação para ajudar uma família com vulnerabilidade social, entregando roupas, alimentos  não perecíveis e perecíveis. Familia moradora do Bairro Filostro com 4 filhos na faixa etária de 13, 06,04, 02 anos e um bebê de dois meses, a única renda da família se dá pela venda de latinhas de alumínio.

por

ROTARY BRASÍLIA LAGO SUL. Campanha Vacinação Contra Pólio.

  ROTARY CLUB BSB LAGO SUL.   Campanha Vacinação Contra Pólio.   O Rotary Club Brasília Lago Sul sob a presidência do companheiro Edmundo Peres realizou dia 17/10 sábado, no "DIA D", a campanha nacional  de vacinação contra a poliomielite, apoiando os trabalhos no Posto de Saúde da QI 21 do Lago Sul - DF. Participaram do evento os companheiros: Presidente Edmundo Peres, presidente da Casa da amizade Edna Peres, Osvaldo Fiuza, Jordivar Filgueira e Geisler Silva. Tivemos o prestígio e apoio, da nobre presença da Governadora Vera Ávila e seu esposo companheiro Jose Ávila. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária são fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus. No cenário internacional, hoje, existem dois países endêmicos para a doença: o Paquistão e Afeganistão. As raízes da iniciativa de erradicação da pólio pelo Rotary. Dia 29 de setembro de 1979 o Rotary investiu no país das Filipinas 760 mil dólares para vacinar 6 milhões de crianças contra a pólio, e após o sucesso deste projeto, que conseguiu erradicar a doença nas Filipinas, o Rotary lançou a campanha Pólio Plus em 1985 com a meta de erradicar a pólio no mundo até 2005 quando o Rotary completaria 100 de fundação, não foi possível erradicar, mas foi eliminado 99% da doença. Graças à dedicação e trabalho dos rotarianos e dos nossos parceiros, até 2005 mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. Desde o início da campanha mais de 9 bilhões de crianças foram vacinadas. Hoje só tem dois países com focos da doença, o Paquistão e Afeganistão, e o Rotary continua atuando para erradicar a doença nestes países.     Colaboração:  Fotos e Texto. Jordivar Filgueira -  Associado do Rotary Brasília Lago Sul.  Comissão de Imagem Pública e de Projetos Humanitários 2020 -21 do Distrito 4530.  - Fone (61) 98405-6413  e-mail [email protected] 

por

Corona Zero

Projeto Corona Zero para os idosos do Asilo São Vicente de Paulo em Fomosa.O projeto doou 180 testes gratuítos para o asilo. Juntos somos mais Fortes!!!!

por

"Resgatando as Brincadeiras Antigas, Acolhendo a Infância de Nossas Crianças"

O RotaIry Club de Anápolis Jaiara, realizou a "Promoção Resgatando Brincadeiras Antigas, Acolhendo a Infância de Nossas Crianças",  onde a criança  divertiu à beça, registrando, compartilhando e concorrendo a um Mega Presente.  Foram resgatadas brincadeiras como pique - pega, bolinha de gude, vai e vem e outras. A divulgação teve o foco com as seguintes escolas:Escola Municipal Clovis Guerra, Centro Educacional Aguia, Escola SESI JAIARA, Escola Waldemar Cavalcanti, Escola Miguel Pedreira, Decisivo Junior, Escola Rumo ao Futuro, Escola Municipal Pedro Ludovico, CMEI Anitta Mafaltti. A promoção ficou ativa por 18 dias, no dia 13 de Outubro de  2020, foi realizado o sorteio eletrônico e as irmãs Hadassa e Rebeca foram ganhadoras, Hadassa é aluna da Escola SESI JAIARA.

por

Equipamento que descontamina EPI´s do novo corona vírus é doado ao município de Senador Canedo

O rotariano Francisco Torcate, do Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração, foi a ponte entre o grupo executivo de combate à COVID-19 do Distrito 4530 e a Secretaria de Saúde de Senador Canedo, o que resultou na doação de um equipamento Selene ao município, que faz parte da região metropolitana de Goiânia. Trata-se de uma ação importante pois trará significativa economia no uso dos equipamentos de proteção individual por profissionais da saúde.  Desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), o equipamento recebeu o nome da deusa da lua, Selene, por utilizar a radiação de luz ultravioleta para descontaminar máscaras N95. Cada máscara descontaminada pode ser reutilizada pelo profissional de saúde por até três vezes. De acordo com o Prof. Pedro Henrique de Oliveira Neto, o equipamento de porte menor foi projetado para descontaminar até 60 máscaras por ciclo. Já as lâmpadas ultravioletas têm, em média, 9 mil horas de vida útil. Por meio de um subsídio obtido junto à Fundação Rotária para o Fundo de Assistência em caso de Desastres, o Distrito 4530 do Rotary Internacional investiu R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) no projeto para que fossem desenvolvidos um protótipo e 6 aparelhos, que seriam distribuídos pelos três estados que compõem o Distrito 4530: Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Posteriormente, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações chegou a anunciar que entraria como parceiro do projeto. Até o presidente da república chegou a publicar uma reportagem sobre o projeto em seu perfil no Twitter (clique aqui para acessar a postagem). O fato é que os primeiros equipamentos frutos desta parceria com o Rotary já foram destinados às seguintes cidades: Goiânia-GO, Brasília-DF,  Araguaína-TO, Anápolis-GO, Campos Belos e, por fim, Senador Canedo. Foram muitos os desafios, mas esse projeto é uma prova de que a perseverança aliada a parcerias compõem uma receita de sucesso. No futuro, além de máscaras N95, este equipamento poderá ser utilizado para descontaminar jalecos, toucas, lençóis e etc. Saiba mais sobre o equipamento Selene e os desafios do projeto clicando aqui O Rotary em Senador Canedo A cidade de Senador Canedo está dentro da área de abrangência do Distrito 4530 e já possui um Rotary Club, que encontra-se desativado desde 2002. Membros do Distrito 4530 já estão se articulando para refundar um Rotary Club em Senador Canedo, que segundo o IBGE, tem uma população de, aproximadamente, 115 mil habitantes. Localizada na grande Goiânia, Senador Canedo é uma cidade geradora de muitos empregos graças ao seu comério e seu polo petrolífero. Em 2015, segundo a Revista Exame, a cidade foi citada entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil, ocupando a quarta colocação no ranking, atrás apenas das cidades de Paulínia-SP, Lucas do Rio Verde-MT e Ipojuca-PE.

por

Localizar site dos clubes