ROTARY BRASÍLIA LAGO SUL. Campanha Vacinação Contra Pólio.
por Rotary Club de Brasília-Lago Sul
ROTARY CLUB BSB LAGO SUL.
Campanha Vacinação Contra Pólio.
O Rotary Club Brasília Lago Sul sob a presidência do companheiro Edmundo Peres realizou dia 17/10 sábado, no "DIA D", a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, apoiando os trabalhos no Posto de Saúde da QI 21 do Lago Sul - DF.
Participaram do evento os companheiros: Presidente Edmundo Peres, presidente da Casa da amizade Edna Peres, Osvaldo Fiuza, Jordivar Filgueira e Geisler Silva.
Tivemos o prestígio e apoio, da nobre presença da Governadora Vera Ávila e seu esposo companheiro Jose Ávila.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.
A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária são fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.
No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus. No cenário internacional, hoje, existem dois países endêmicos para a doença: o Paquistão e Afeganistão.
As raízes da iniciativa de erradicação da pólio pelo Rotary.
Dia 29 de setembro de 1979 o Rotary investiu no país das Filipinas 760 mil dólares para vacinar 6 milhões de crianças contra a pólio, e após o sucesso deste projeto, que conseguiu erradicar a doença nas Filipinas, o Rotary lançou a campanha Pólio Plus em 1985 com a meta de erradicar a pólio no mundo até 2005 quando o Rotary completaria 100 de fundação, não foi possível erradicar, mas foi eliminado 99% da doença. Graças à dedicação e trabalho dos rotarianos e dos nossos parceiros, até 2005 mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. Desde o início da campanha mais de 9 bilhões de crianças foram vacinadas.
Hoje só tem dois países com focos da doença, o Paquistão e Afeganistão, e o Rotary continua atuando para erradicar a doença nestes países.
Colaboração: Fotos e Texto.
Jordivar Filgueira - Associado do Rotary Brasília Lago Sul.
Comissão de Imagem Pública e de Projetos Humanitários 2020 -21 do Distrito 4530.
- Fone (61) 98405-6413 e-mail [email protected]






