Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Na última quarta, 23, a reunião ordinária do Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração teve como temática central o mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Com a palestra "Uma reflexão sobre o suicídio", a governadora 2015/2016 do Distrito 4590, Roberta Lopes de Moraes, discorreu sobre o tema como bastante maestria.
Para os associados do clube e demais visitantes, foi um momento de aprendizado e reflexão. O suicídio tem se tornado uma mazela social e muitas famílias estão sendo destruídas por esse mal. A palestra encontra-se disponível em nossa canal no Youtube (clique aqui para assisti-la).
Ao final da palestra, conhecemos o movimento "Falar Inspira Vida". Conheça você também e ajude-nos a repassar essas informações.
Clique aqui e acesse o Guia Falar Inspira Vida
Se você também concorda que empatia e acolhimento podem salvar vidas e tornar a sociedade mais humana, faça parte deste movimento.
No dia 24 de outubro comemora-se o Dia Mundial de Combate à Poliomelite (Paralisia Infantil). Neste mesmo mês acontecerá a Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomelite. Em 2020, a campanha será realizada de 05 a 30 de outubro, tendo no dia 17 do Dia D. Para a Poliomelite, devem ser imunizadas crianças com mais de 12 meses e menores que 5 anos de idade. Para as demais vacinas, as idades variam conforme as pendências nas carteiras de vacinação.
Diante de todos os avanços tecnológicos alcançados pela humanidade, uma única doença foi erradicada até hoje: a varíola, no início da década de 1980 e após uma década de esforços. Mas estamos no caminho de erradicarmos uma segunda doença: a poliomielite. Por meio do programa End Polio Now, encabeçado pelo Rotary Internacional e com a parceria da Organização Mundial de Saúde (OMS), do UNICEF, do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), da Fundação Bill e Melinda Gates, da GAVI (Aliança Global para Vacinas e Imunização e de inúmeros governos. Desde 1985, esta grande mobilização conseguiu reduzir o número de casos de poliomielite em 99,9% no mundo.
No último dia 25 de agosto, a Nigéria foi certificada como livre da poliomielite, livrando, assim, todo o continente africano dessa doença. Tal certificação é concedida pela OMS quando nenhum caso é registrado nos últimos quatro anos. Os últimos casos registrados na Nigéria ocorreram no estado de Borno, em agosto de 2016, uma região dominada pelo grupo extremista Boko Haram. Ainda permanecem na indesejada lista de países endêmicos no mundo o Afeganistão e o Paquistão. Por lá, os desafios envolvem até a religião.
Livrar o continente africano da poliomielite pode ser considerado um passo gigantesco rumo à erradicação mundial, visto que por conta dos inúmeros desafios superados por lá, os esforços irão se concentrar em uma área geográfica bem menor a partir de agora. Tal feito fez com que a Revista Time listasse entre as 100 personalidades mais influentes do mundo em 2020, o Dr. Tunji Funsho, presidente da Comissão Pólio Plus do Rotary na Nigéria.
Enquanto isso no Brasil, que registrou seu último caso de poliomielite em 1989 e se viu livre da doença em 1994, após estabilizada a circulação do vírus, voltamos a conviver com o medo do retorno dessa doença e de muitas outras já controladas, como o sarampo. A cada ano os índices de imunização vêm caindo de forma assustadora.
Até alguns anos atrás o Brasil era referência no mundo no que diz respeito à imunização. Se em 2014 tínhamos uma taxa de vacinação próxima de 100% contra a tríplice viral, em 2017 chegamos a 85% apenas. Já contra a poliomelite, houve uma queda significativa de 94,5%, em 2015, para 78,5% em 2017. Embora o PNI (Programa Nacional de Imunização) brasileiro ainda seja um dos mais altos do mundo, saímos de 77,13% em 2018 para 71,49% em 2019.
Muitos são os fatores que podem estar causando esta diminuição, mas a desinformação é o principal deles. Além de movimentos antivacinas espalhados em todo o mundo, que usam notícias falsas para gerar dúvidas e medo na população sobre a eficácia das vacinas, existe uma falsa sensação de que o vírus não existe mais. Como as famílias brasileiras não convivem com casos de paralisia infantil há 31 anos, a importância dada à imunização fica em segundo plano na escala de prioridades.
É preciso entender que erradicar a doença não significa eliminar o vírus. Ele continua circulando por todo o mundo e por isso a imunização de nossas crianças é a única certeza de que não voltaremos a conviver com esta doença novamente. Se imunizarmos menos crianças, maiores são as chances de termos novos casos. Em 2014, a OMS anunciou que foram encontradas amostras do poliovírus selvagem tipo 1 no esgoto do aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP. Tal descoberta desencadeou um reforço nas imunizações na região.
O momento não é promissor. Estamos no meio de uma pandemia de Covid-19 e existe a possibilidade de acontecer uma adesão menor à campanha de vacinação pelo receio dos pais de levarem seus filhos até as unidades de saúde.
Não podemos permitir tal retrocesso. Para isso, precisamos, enquanto governos e organizações, ampliar nossas frentes de conscientização para a importância da imunização. Enquanto cidadãos, temos o dever de olhar para nossas crianças e não privá-las desse direito legal. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei nº 8.069/1990, garante a vacinação das crianças e adolescentes como um direito a ser cumprido. Cabe aos responsáveis proteger a saúde desse público, uma vez que a vacinação é uma intervenção de saúde pública fundamental para evitar que elas sejam acometidas por doenças imunopreveníveis e para que não sejam disseminadores dessas doenças.
Por Francisco Torcate
Presidente 2020/2021 do Rotary Club de Campos Belos – Nova Geração
Distrito 4530 do Rotary Internacional.
ROTARY EM AÇÃO.
TESTES CORONAVÍRUS EM IDOSOS.
Rotary Club Brasília Lago Sul na parceria com o "Projeto Corona Zero", promoveu dia 22 de setembro das 14:30 às 16:30 hs, testes de Covid-19 em 54 pessoas, idosos e funcionários do LAR SAMARITANO em Àguas Lindas de Goiás.
Participaram o presidente do clube Edmundo Peres, Antonio Zeferino e Jordivar Filgueira.
Os asilos tem a população mais vulnerável ao Coronavírus, 20% das mortes do covid-19 são de residentes e funcionários de asilos. Há 70.000 idosos, em 3.500 asilos espalhados pelo Brasil.
O Rotary Club de Águas Lindas foi parceiro nesta ação, contribuíram levando duas enfermeiras, estavam presentes o presidente do clube Paulo Antoniete e o companheiro Waltemis Alves.
Tivemos todo apoio e participação do presidente Osmar Bispo do Lar Samaritano, e do voluntário colaborador Claudio Vieira.
O Rotary Club de Campos Belos Nova - Geração relizará, em 08/11/2020, uma feijoada beneficente na modalidade Drive-Thru. Os tickets serão comercializados a partir de 21/09/2020 e o valor da contribuição será de R$ 20,00 (vinte reais). O principal ponto de troca dos tickets pelas feijoadas será na Praça da Matriz. Outros pontos de troca poderão ser disponibilizados e serão divulgados assim que definidos.
O cardápio será composto por uma deliciosa feijoada, servida em uma marmita de 750g, acompanhada de uma outra marmita de 500g com arroz branco, couve e laranja, além de um saquinho com farofa.
A arecadação será destinada para quatro ações: 1) Doação ao Fundo Mundial Polio Plus, que garante a imunização contra a paralisia infantil em todo o mundo; 2) Fundo para Subsídios Globais, que são projetos de grande impacto que ainda estão em fase de elaboração, dentre eles o da implantação de uma Equoterapia em nossa cidade; 3) Implantação de um banco ortopédico com cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, tipoias, botas, andadores e outros ítens, que serão ou doados ou emprestados aos moradores de Campos Belos e, por fim, 4) Aquisição de kits maternidade para distribuição a gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Você pode fazer a contribuição adquirindo um ticket de nosa feijoada com qualquer um de nossos associados. Clique aqui para conhecer nossos associados.
Juntos, nós somos pessoas em ação!
O Rotary Club Anapolis Jundai, em parceria com a Casa da Amizade Rotary Club Anapolis Oeste conectados com o ideal de servir, reuniram-se no sentido de arrecadar roupas de cama para serem doados para a Maternidade Dr Adalberto.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.