Limpeza do Córrego Riacho Fundo
PROJETO: PLANTANDO MATA CILIAR PARA RECUPERAÇÃO DO CÓRREGO RIACHO FUNDO
Justificativa :
O Córrego Riacho Fundo é um dos quatro principais afluentes que abastece o Lago Paranoá, um dos cartões postais de Brasília. Enfrenta sérios problemas: crescimento urbano desordenado, a derrubada da mata ciliar, as ligações irregulares de esgoto, o despejo de lixo como fatores que comprometem as águas da Bacia do Paranoá ; Acelerado processo de erosão, transformando o Riacho Fundo em um riacho raso, prejudicando a fluidez e a qualidade da água que abastece a população ribeirinha e daquela abastecida pelas águas da Bacia do Paranoá. As matas ciliares fornecem matérias orgânicas para as teias alimentares dos rios, troncos e galhos que criam microhabitats dentro dos cursos d’água e protegem espécies da flora e fauna. Essas áreas, se preservadas ou recuperadas, servem como corredores ecológicos para garantia de vida. Um grupo de associadas de Casas da Amizade da CDCA GO-TO-DF, que participou das oficinas virtuais “Água, Gênero e Pertencimento” realizadas pelo CIRAT, apresentou este projeto para recuperação da mata ciliar de um trecho do Riacho Fundo.
PARCEIROS Escola;NOVACAP, Administração Regional do Riacho Fundo,Rotary Club NúcleoBandeirante,Guará e Taguatinga Oeste.
OBJETIVO GERAL: Promover a revitalização do córrego Riacho Fundo, afluente da Bacia do Paranoá, mediante a mobilização de entidades parceiras, numa perspectiva de Educação Ambiental desenvolvida em Escolas e na comunidade local, incluindo a formação de atitudes de cuidado voltadas à recomposição vegetal e consequente recuperação de nascentes.
Objetivos Específicos: Mobilizar a comunidade e parceiros; Sensibilizar a população ribeirinha para os cuidados de preservação dos córrego Riacho Fundo, um dos principais afluentes da Bacia do Paranoá; Envolver as escolas locais na realização do projeto, em uma perspectiva de Educação Ambiental; Realizar mutirões de limpeza da área, Possibilitar a aquisição de mudas junto à NOVACAP, ONG ambientais e outros; Promover o plantio de mudas nativas apropriadas à recuperação de mata ciliar; Possibilitar a contenção de barreiras para atenuar o processo de erosão do córrego, mediante parcerias com as RA do Riacho Fundo e dos Rotary do Guará e do Núcleo Bandeirante; Realizar atividades para mobilização e engajamento das associadas das Casas da Amizade do Guará e Núcleo Bandeirante.
Metodologia: Realização de mutirões de limpeza; Construção de barreiras para conter erosões Realização de mutirões para o plantio das mudas Programação de visitas periódicas para acompanhar o crescimento das mudas Observação dos prazos estabelecidos pela Comissão Meio Ambiente e projeto Reflorestando o Brasil;
Alocação dos recursos necessários.
Avaliação
Ações já desenvolvidas:
Visita a Administração local - apresentar o projeto e firmar parceria.
Visita a Novacap - Apresentar o projeto e firmar parceria
Reunião com o grupo Escoteiro JK2ºDF para ação em conjunto
Reunião com as Casas da Amizade do Guará: Taguatinga Oeste, Norte e Ceilândia.
Visita ao Comando do Corpo de Bombeiros local - solicitar que a ação da limpeza fosse acompanhada pelos profissionais, visto que envolvia crianças e adolescentes na ação.
Dia 22 de setembro a Novacap através da prefeitura liberou 11 reeducandos, carros e maquinário necessário, inclusive um bote para iniciar a limpeza do Córrego. Foi retirado algumas caçambas de entulhos pesados. A limpeza com esse grupo durou dois dias. No dia 30 de setembro a limpeza mais leve ficou para o Grupo Escoteiro sob a coordenação do Rotary e Casa da Amizade do Núcleo Bandeirante. Os demais parceiros inclusive a CONDEMA da Candangolândia participaram de toda a ação auxiliando os escoteiros. As Damas das Casas da Amizade além de fornecerem o material para a retirada e a acomodação dos entulhos, ofereceram um delicioso lanche para todos. Também foram plantadas algumas árvores.
Postado em 30 de Setembro de 2022 por Rotary Club do Núcleo Bandeirante