por Rotary Club de Brasília-Centenário
No dia 19 de maio de 2025, ocorreu o RYLA (Rotary Youth Leadership Award) no Centro Educacional Lago Norte, o CEDLAN.
A atividade foi promovida por iniciativa e com a coordenação do Rotary Club de Brasília-Centenário (RCBC), representado por sua Presidente Fátima Arcoverde e seu Vice-Presidente Milton Akashi, e do Rotary Club de Brasília-Internacional Satélite Azul e Verde (RECBI - Azul e Verde), representado por sua Presidente Maria do Carmo (Cacá) Zinato, contando com a parceria do Rotaract Distrito 4530 e da Casa da Amizade do Rotary Club de Brasília-Centenário. O evento foi prestigiado pelo Governador 2009-2010 do Distrito 4530, Adriano Jorge Souto, e pela Natália Borraz, do RCB Lago Norte.
A atividade teve o objetivo central de estimular o protagonismo juvenil, incentivar o trabalho voluntário e preparar os estudantes para a criação de um Interact Club na instituição. Assumindo o compromisso em atender ao objetivo do Programa de desenvolver líderes jovens, a atividade interclubes proporcionou uma experiência educativa e criativa a 19 jovens participantes, entre 14 e 18 anos. Os estudantes foram incentivados a adquirir novas habilidades e autoconfiança para desenvolvimento de projetos de vida.
A recepção do evento promoveu a dinâmica "Mural dos sonhos", que permitiu aos jovens expressarem suas expectativas profissionais e pessoais para o futuro. A cerimônia de abertura contou com momentos simbólicos, como sino e bandeira dos Rotary Clubs, seguidos de apresentações motivadoras sobre a importância do RYLA e os valores do Rotary. O Governador do Distrito Adriano Jorge Souto explicou com clareza e simplicidade as diferenças e complementaridades entre Rotary, Rotaract, Interact e NRDC.
O multiculturalismo foi o pano de fundo do evento, destacando-se desde a ambientação especialmente criada com uma mesa decorada com o nome dos países escrito em seus idiomas oficiais, simbolizando a abertura ao mundo e a valorização do protagonismo juvenil intercultural. Como principal tema associado a esse contexto multicultural, foi apresentada a COP 30, conferência das Nações Unidas que ocorrerá no Brasil, reunindo representantes de diversos países para discutir ações e soluções voltadas aos desafios das mudanças climáticas. Esse enfoque multicultural foi ainda mais reforçado com a participação especial dos intercambistas Oscar Laresche, da França, e Verônica Engblom, da Dinamarca, que estão no Brasil (inbounds), e de Raquel Feitosa Souto, ex-intercambista brasileira no Japão, ressaltando a importância da cooperação internacional e do compromisso conjunto pela sustentabilidade global.
Uma das dinâmicas propostas desafiou os jovens a encontrarem caixas escondidas pelo pátio, contendo tarefas específicas sobre a criação de um projeto internacional colaborativo. Orientados pela Cacá Zinato, os participantes estruturaram ideias seguindo a metodologia 5W2H e realizaram propostas de criação de vídeos criativos sobre a temática ambiental, exercitando criatividade, tomada de decisões e trabalho em equipe. Na sequência, os grupos apresentaram aos colegas suas propostas e praticaram habilidades comunicativas e de apresentação, compartilhando suas propostas elaboradas com atenção e entusiasmo.
Em um formato de painéis temáticos, os estudantes receberam mensagens especiais de rotarianos. Por vídeo, Sergio Horta e Márcia Turci falaram diretamente com os estudantes da Flórida, nos Estados Unidos, onde hoje residem. Enquanto Sérgio abordou sobre os pilares fundamentais de projetos de vidas, Márcia Turci falou sobre a liderança e a capacidade de empreendedorismo juvenil global. Presencialmente, Alberto Palombo tratou especificamente com os alunos sobre as mudanças climáticas, apresentando o evento global da COP 30 e a importância da realização do evento neste ano, pela primeira vez no Brasil, na região Amazônica. Em seguida, Arilda Guedes falou da importância dos jovens em desenvolverem um projeto de vida. Ao final dos painéis temáticos, os estudantes foram presenteados com um lanche carinhosamente fornecido pela rotariana Laura Soares.
Na conclusão do evento, Fátima Arcoverde apresentou uma mensagem inspiradora intitulada "Rotary - Um passaporte para o mundo", incentivando os participantes a pensar globalmente e agir localmente. Finalizando o evento, os jovens registraram simbolicamente seus compromissos imprimindo suas mãos em tecido TNT, fortalecendo os valores rotários de excelência e cidadania. A atividade, assim, também apresentou o Programa “Capital Multicultural”, que tem por objetivo basilar preparar os alunos para obterem uma visão global, crítica e construtiva, estimulando-os ao empreendedorismo, cordialidade, cooperação e liderança, preparando-os para seus projetos de vida.
Centro Educacional Lago Norte - CEDLAN
SHIN CA 2 lote 24 - Lago Norte, Brasília - DF, 71503-502
19 de maio de 2025
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios