A oficina do Adelson
por Rotary Club de Taguatinga-Sul
Este na foto é Adelson Mello Brito, uma das pessoas que o Rotary Club Taguatinga Sul teve o privilégio de conhecer do desempenhar de sua missão.
Adelson ficou paraplégico aos 19 anos de idade, e vivenciando as várias dificuldades na busca de uma profissão fez vários cursos, dentre eles o curso de soldador na UnB, que permitiu a ele desenvolver as habilidades e o talento que ele hoje emprega em prol da comunidade da Cidade Estrutural.
Após presenciar as várias dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes, criou em 2017 a Reabilit, uma associação que luta pela qualidade de vida às pessoas com deficiência. A Reabilit conta atualmente com 57 associados, de várias faixas etárias (inclusive crianças) e com necessidades diferentes. Hoje, aos 54, Adelson é capaz de produzir vários equipamentos destinados às pessoas com deficiência, como cadeiras de rodas, bengalas, cadeiras de banho, adaptações para carros e ônibus, triciclos motorizados e manuais, além dos seus trabalhos em madeira e artesanato.
O sonho de Adelson é equipar plenamente sua oficina, e através dela oferecer cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência, fabricar equipamentos para doação àqueles em situação de vulnerabilidade e também para venda por um preço acessível, obtendo a renda para o sustento e o funcionamento do empreendimento. A oficina está idealizada e já recebeu diversas doações, inclusive uma calandra (máquina utilizada para a dobra de tubos) do Rotary Club Taguatinga Sul.
Porém, para que o sonho se torne realidade alguns equipamentos ainda são necessários:
- Máquina de solda para alumínio e ferro;
- Máquina de cortar ferro e alumínio;
- Máquina de costura (utilizada para a costura dos assentos de cadeiras de rodas);
- Tesoura de mesa;
- Esmeril;
- Lixadeiras.
Então, quem puder e estiver disposto a ajudar a oficina do Adelson e a associação Reabilit, basta entrar em contato pelo Telefone (61) 98665-2982






