ROTARY INVESTINDO NA EDUCAÇÃO: Cerimônia de Formatura de Alfabetização
Aconteceu dia 5/12 às 18:00 horas no auditório da UCB, a solenidade de formatura dos alunos do curso de alfabetização do projeto "Alfabetização Cidadã" da UCB-Universidade Católica de Brasília, com a parceria dos Rotary Clubs: Brasília, Brasília Centenário, Brasília Alvorada, Fundação de Rotarianos de Brasília, Brasília Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Park Way Águas Claras, Taguatinga e sua Casa da Amizade, Taguatinga Ave Branca, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte.
Rotary e a Educação.
Este projeto "Alfabetização Cidadã" que os Rotary Clubs, Fundação de Rotarianos de Brasília e Casas da Amizade estão patrocinando, vai ao encontro da 5ª Área de Enfoque de Rotary International, "Educação Básica e Alfabetização".
O projeto proporciona conhecimento, dando cidadania e autoestima, a tantas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever. Foi criado há 25 anos, e mais de 10 mil pessoas foram alfabetizadas neste período.
Possibilita o pleno exercício da cidadania por meio da superação do analfabetismo, desenvolvendo potencialidade, habilidades e competências relacionadas ao universo da leitura e da escrita.
Composição da Mesa;
Diretora da Escola de Educação e Tecnologia, Professora Anelise Pereira.
Representante do Governador Alberto Brito do Distrito 4530, Governador 2014-15 Demetrius Contoyannis.
Representante da Coordenadora Distrital da Amizade Antonia Lopes, coordenadora 2014-15 Marta Contoyannis.
Coordenadora do projeto Alfabetização Cidadã, professora Carla Cristie.
Pronunciamentos:
A coordenadora Carla disse que o projeto alfabetização cidadã e o projeto alfabetização digital transformam vidas.
Porque hoje iniciamos uma nova etapa, motivo de comemorar e se preparar para novos desafios. De reconhecer que ler, escrever e usar as tecnologias, possibilitam uma nova forma de perceber o mundo e tudo que está à nossa volta. Nos murais com texto e imagens no hall de entrada do auditório, cada turma destacou o seu apreço pela aprendizagem, pela leitura e pela arte. Que hoje solenemente possamos estar conscientes de que, como Cora Coralina recomenda, precisamos nos reinventar.
A Coordenadora Marta parabenizou a todos os envolvidos no projeto, em especial os alunos, e que esta conquista seja motivação para muitas outras.
Companheiro Demetrius agradeceu à UCB, aos Rotary Clubs e Casas da Amizade, pela oportunidade de servir a comunidade neste projeto de alfabetização cidadã, que a tantos já beneficiou e continuará beneficiando.
Lembrou das 6 áreas de enfoque de Rotary International:
Consolidação da Paz e Resolução de Conflitos, através do programa de bolsa pro paz.
Prevenção e Tratamento de Doenças, através do programa polio plus que visa a erradicação da poliomielite no mundo.
Fornecimento de Água de Limpa, Saneamento e Higiene, com projetos estruturados de recuperação de nascentes, fornecimento de caixa d'água e aulas práticas de orientação.
Atenção à Saúde Materno Infantil, capitaneados por projetos de aleitamento materno realizados por vários Rotary Clubs do DF.
Fomento do Desenvolvimento Econômico e Comunitário, respaldados por programas de microcrédito.
Atenção á Educação Básica e Alfabetização, a exemplo deste projeto alfabetização cidadã que faz a pessoa ver uma nova luz se acender.
A Diretora Anelise Pereira falou que é com imensa alegria que podemos dizer que esta noite tem um brilho especial, um brilho de conquista, de realização e de novos caminhos. As palavras marcam o inicio de novas construções, porque saber ler e escrever significa alterar rumos e construir novos caminhos. Foram meses de dedicação e cada formando aqui presente, traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca de novos caminhos.
Entrega de Certificados.
Cada alfabetizadora fez a entrega do certificado de conclusão do curso aos seus alunos.
Os presidentes ou representantes de cada Rotary Club, Fundação de Rotarianos de Brasília e Casa da Amizade, receberam também em reconhecimento pela parceria no projeto "Alfabetização Cidadã", um certificado honorífico.
A Imagem Pública do Distrito 4530 estava representada pelo companheiro Jordivar Filgueira.






