42º Instituto Rotary Brasil - Inauguração do Lema : Ética, um princípio que não pode ter fim

Dentro da programação do Instituto Rotary que aconteceu em Brasília – DF do dia 1 a 7 de setembro, foi inaugurado o lema – Ética um princípio que não pode ter fim. Lema este criado pelo Benemérito Aroldo Araújo do Rio de Janeiro que prestigiou o evento.

 O local escolhido foi o Marco Rotário da Fundação de Rotarianos de Brasília. O evento contou a presença de muitos Diretores do Rotary Internacional, dezenas de ex-governadores de Distrito e o atual Governador 2019-2020, Alberto Souza Brito e sua esposa e Coordenadora da Casa da Amizade, Antônia Lopes Gonçalves.

A cerimônia foi comandada pelo Diretor de RI, Mário César Martins de Camargo, que lamentou a ausência do Presidente do Rotary International Mark Daniel Maloney, que devido ao estranhamento com o clima, foi recomentado que ficasse de repouso.

Feito as apresentações iniciais, Mario Cesar passou a palavra para o ex-governador Ronaldo Campos Carneiro, EGD 2008-2009 do Distrito 4530, que proferiu o seguinte discurso.

“Bom dia a todos - nesta bela e ensolarada manhã de domingo, vamos reverenciar os valores perseguidos por esta formidável e centenária instituição de voluntários – Rotary International – com forte presença em todo o mundo e valores sólidos e consolidados.

Lembrando nosso fundador Paul Harris que assim se pronunciou em 1916 – "Rotary continuará a ser caridoso, mas podemos fazer mais que isto, façamos Rotary exterminar a causa que torna necessária a caridade".

 Passado mais de um século, a caridade continua sendo necessária, pois os sistemas de convivência humana são cada vez mais excludentes. Nosso fundador Harris não deve estar contente com isto. 

Rotarianos do mundo inteiro buscam uma economia inclusiva, igualando as oportunidades na partida e não fortalecendo os fracos por enfraquecer os fortes, mas dando oportunidades para que o fraco se torne forte, permitindo que a energia humana seja assegurada para que talentos possam florescer. 

Economia de mercado é a mais poderosa ferramenta de produção e distribuição de riquezas, porém como toda ferramenta, é destituída de valores éticos e morais – ela contribui indistintamente para produzir canhões para guerra ou leite para crianças – compete a nós rotarianos, dotá-la de valores éticos e morais, para que produza o que é necessário e não apenas o rentável. 

Governos estão se agigantando no mundo todo, com recursos captados no processo produtivo privado. Vale dizer, ameaça maior para as sociedades é a ditadura da burocracia.

Peço às cabeças pensantes rotárias do mundo todo para refletir sobre a evolução dos sistemas de convivência humana e contribuir para que continuemos a ser a solução do problema: 

 "A cada um conforme sua necessidade biológica, após, conforme sua capacidade"

 Este Instituto Rotário do Brasil em Brasília, persegue com convicção o acesso aos sistemas de nutrição, saúde e educação de forma ampla independente de poder aquisitivo, num ambiente de liberdade plena e individual, economia de mercado com valores éticos e morais, propriedade privada e governo limitado

Estes são valores gravados nesta Carta rotaria do Instituto rotário do Brasil em Brasília.

As ações seguintes pelo presidente de RI Maloney: plantação de árvore, placa de ética no Marco rotário e liberação de balões brancos, significam o respeito que Rotary confere e persegue: sustentabilidade, ética e liberdade.”

Para marcar a data foi plantado um Ipê Amarelo a quatro mãos junto a placa de ética encravada no Marco Rotário.

 

Fotos

Localizar site dos clubes