RC DE ARAGUAÍNA - CARTA DOS PAIS ALEMÃES DA INTERCAMBISTA ANNA WEITENBERG

por Rotary Club de Araguaína-Pioneiro

"Viagem ao Brasil em 2018 - Cordula & Georg Weitenberg

Viagem para nossa filha Anna em Tocantins - Araguaína.

Na quinta-feira, 12 de abril de 2018, chegamos no aeroporto de Araguaina, no estado de Tocantins. Aqui fomos calorosamente recebidos por nossa filha Anna e pelo Rotary Club, bem como por duas famílias anfitriãs. Depois seguimos de carro até a atual e última família de Anna, onde fomos calorosamente convidados a morar lá durante a visita.
Depois que Anna nos mostrou as instalações da casa, fomos convidados a almoçar, que a família havia preparado.
À noite, realizou-se uma reunião do Rotary, para a qual fomos convidados como pais anfitriões alemães. Fomos apresentados aos membros do clube e suas famílias. Para cumprimentar Cordula recebeu um lindo buquê de rosas. Nós nos sentimos muito bem imediatamente. Após a parte oficial, havia comida e bebidas geladas não estavam faltando também. Houve muita conversa e risadas nesta reunião do clube. Anna teve mais trabalho porque teve que traduzir para nós e também para os rotarianos porque no tempo em que esteve no Brasil aprendeu muito bem a língua portuguesa. Obrigado Anna, esta tarefa dominou ela, certamente não foi sempre fácil.

Na manhã seguinte, visitamos uma escola pública onde o pai anfitrião de Anna, Djalton, ensinava como professor. Não havia uniformes escolares uniformes aqui, ao contrário das escolas particulares. Depois, visitamos juntos a escola que Anna visitou até julho. Em ambas as escolas fomos calorosamente recebidos e os móveis e salas de aula foram mostrados.

Foi um grande prazer encontrarmos os colegas de Anna. Nós estamos contentes que Anna foi tão bem recebida e encontrou muitos amigos. Depois, visitamos partes da cidade e um parque da cidade muito agradável. À noite visitamos com alguns rotarianos e amigos um restaurante, comemos pizza. Um bom dia e noite.

No sábado depois do café da manhã, os pais anfitriões Djalton nos levaram para nossa surpresa conosco e Anna a um rio natural, só acessível por caminhos arenosos escondidos na floresta. Uma experiência especial - sem turistas - sozinha na água refrescante.

Da primeira família anfitriã, Roberta e André, fomos convidados para um prato nacional brasileiro - Fejoada - para uma casa de escola no interior. Aqui estavam muitas pessoas. Houve a comida tradicional com arroz e feijão e muitas bebidas. Houve muita conversa, foi uma rodada engraçada. Algo novo para nós - e delicioso.

A convite da segunda família anfitriã de Anna, Cris, José e a irmã-irmã Monica, nos encontramos no café da manhã de domingo. Para nossa surpresa, José já estava se preparando para o churrasco posterior. No (para nós) temperaturas quentes do meio-dia e o fogo quente de churrasco era um trabalho bastante suado que foi esfriado por todos com bebidas frias. Diversos colegas do Rotary o ajudaram. De tarde vieram muitos amigos e suas famílias. Havia muita carne deliciosa, arroz, feijão, salada e muito mais. Um garçom desde bebidas, o sorvete não estava faltando.
Boa música, proporcionada por dois músicos ao vivo que tocam guitarra e samba e com bons vocais de humor. Para tanto foi cantado junto.
Para nós, um dia maravilhoso, uma sensação agradável de fazer parte da comunidade. Não só esta celebração será lembrada por muito tempo. Ficamos honrados porque a festa foi organizada só para nós.
Na segunda-feira nos encontramos novamente com Cris, Jose e Monica para o almoço. Depois nós visitamos a Luz depois que nós tivemos infelizmente que dizer adeus a Anna. Fomos de carro até o aeroporto e depois fomos para o Rio de Janeiro.


No contexto da nossa visita a nossa filha Anna, viajamos mais lugares parentes distantes para visitar, em Santa Catarina - Brusque, Tijucas, Florianópolis, Porto Alegre, Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau para as belas cachoeiras em Foz de Iguazu. Ao "rock cantando" para Itaipu - a maior usina hidrelétrica do mundo. Finalmente, o Rio de Janeiro com sua praia, o Corcovado e o Pão de Açúcar.

As paradas foram devidas a vôos em Navegantes, São Paulo, Uberlândia, Brasília, Palmas e Amsterdã. Além disso, fizemos um "desvio" para Goiana-Catalao para visitar nossa filha convidada Barbara, que estava na Alemanha por meio do Rotary Club em 2017.

Uma jornada muito vistosa e bonita.

Saudações Cordula e Georg"

Localizar site dos clubes