Realização de testes HCV no programa Hepatite Zero

por Rotary Club de Campos Belos

Em todo o mundo o mês de julho é o mês internacional de combate às hepatites virais. Conhecido sempre como julho amarelo, a sua última semana é repleta de ações em todo o mundo que visam conscientizar a população de como é importante se prevenir, já que o dia internacional de combate às hepatites é o dia 28 do referido mês.
 
No mundo, existem meio bilhão de pessoas com o vírus B ou C da hepatite, mas apenas 5% dos casos estão diagnosticados. Como a doença é assintomática até as suas fases mais avançadas, muitas vezes os primeiros sintomas só são percebidos tardiamente, em um estágio que a cura só é possível com um transplante de fígado. Mais de 80% dos casos de câncer de fígado são provenientes de alguma hepatite.

A Hepatite C chega a matar duas vezes mais do que a AIDS. Nos Estados Unidos, em 2015, a doença matou mais do que todas as outras doenças infecciosas juntas. Quando descoberta a tempo, no entanto, ela apresenta boa resposta ao tratamento médico e atinge um percentual de cura de mais em mais de 90% dos casos. Por conta disto, pessoas com mais de 40 anos precisam se testar pelo menos uma vez na vida.
 
O mais importante é que Campos Belos não ficou de fora dessas ações mundiais. O Rotary Club e a Casa da Amizade de Campos Belos, em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites) e apoio das secretarias municipal de Saúde e Assistência Social, da Regional de Saúde e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos Belos, realizaram nesta manhã de sábado, 30, na Praça da Matriz testes HCV (Hepatite C), de forma gratuita, à população camposbelense. 
 
Entre as 8h00 e 12h00 foram realizados 224 testes, mostrando que a população sobre aproveitar o momento e deu esse passo importante para o combate desta terrível doença. Os casos positivos são encaminhados para realização de tratamento específico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Desde já, o Rotary Club e a Casa da Amizade de Campos Belos agradecem a todos os que colaboraram para que esta ação acontecesse. Definitivamente, Campos Belos está no mapa mundial de combates às Hepatites Virais.

Fotos

Localizar site dos clubes