O DNA do Rotariano
O DNA DO ROTARIANO
* Gercy Camelo
Como sabemos, o DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas com as informações necessárias para o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos, como o homem e a mulher. No DNA estão os detalhes da vida como cor dos olhos, estrutura óssea, vocação e muito mais. Creio, no entanto, que todo rotariano também tem um DNA próprio, não um composto orgânico, mas vocacional, com princípios simples e fundamentais para a nobre missão de servir.
Afinal, o que forma um rotariano? É acreditar no Rotary, que nos dá a oportunidade de servir e ser útil a sociedade. Acreditar no Rotary, sinaliza que estamos convertidos aos seus objetivos e comprometidos com a sua causa. Com este sentimento, o rotariano se sente motivado, disposto a contribuir e, consequentemente, interessado no fortalecimento e crescimento do Rotary International.
A preparação também faz parte desta instrução, tendo em vista que aquele que realmente vive Rotary, conhece a organização, defende os seus princípios e cumpre fielmente com os seus compromissos rotários. Ao rotariano compromissado, não cabe perda de tempo, nem vãs discussões, mas cumprir a missão de mensageiro da paz, através do servir.
Podemos ainda dizer que cada rotariano luta pelo próximo, procura conhecer bem o Rotary, vive uma vida de integridade total, vive em família, em comunhão com Deus e união com os companheiros, sendo um exemplo e uma luz para o mundo. Além do mais, se identifica como rotariano, fala da organização que pertence e convida pessoas, íntegras, não rotarianas, para fazerem parte do Rotary International.
É impossível pensar na vida rotária como algo separado, mas como um todo e unidos pela mesma causa. Esta nossa marca, este nosso DNA é visto pelos homens, reconhecido pela sociedade e abençoado por Deus.
Fonte: Email de Jordivar Filgueira






