ROTARY CLUBS DO DF E GOIÁS REALIZAM CAMPANHA DE COMBATE À POLIOMIELITE.

por Rotary Club de Brasília-Lago Sul

ROTARY CLUBS DO DF E GOIÁS REALIZAM CAMPANHA DE COMBATE À POLIOMIELITE.

Visando combater a pólio, no dia 27/10/24 domingo a partir das 9:00 hs no Eixão Norte na altura da 207, rotarianos, rotaractianos, interactianos se reuniram na campanha de combate à poliomielite, com faixas e banners alusivos à campanha, com a parceria de uma equipe no carro de vacina da Secretaria de Saúde do GDF, coordenado pelo Sr. Alessandro Gutemberg, foi oferecido todos os tipos de vacinas, com a presença do "ZÉ GOTINHA". Foram vacinadas 189 pessoas.

Teve grande presença de representantes de vários Rotary Clubs do DF, Goiás, Rotaract e Intercact.

Foi uma oportunidade de exercitar o companheirismo, e prestar grande serviço na promoção de combate à polio.

Teve o apoio e presença dos Egds: Vertinho Oliveira, Washington Alkimin, Chico Schlabitz, Luis Gustavo, Vera Ávila e Adriano Souto.

"Todos os domingos e feriados com frequência de milhares de pessoas, o EIXÃO do LAZER é fechado aos carros e tomado pela população local e de outras localidades do DF, que costuma praticar atividades físicas no chamado "Eixão do Lazer ".

Eixão do Lazer foi instituído há 33 anos em 1991, ao longo dos eixos norte e sul, e tem um pouco mais de 13 km.
....................................
👇
"Pequeno Histórico do Programa Polio Plus."

Em 29 de setembro de 1979, rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas acompanharam voluntários durante a vacinação de crianças contra a paralisia infantil em Manila.
Ao pingar as primeiras gotas da vacina na boca de uma criança, James Bomar Jr., então presidente do Rotary, lançou oficialmente um projeto para imunizar as crianças das Filipinas contra a poliomielite, dando também início ao primeiro Subsídio 3H. Ele e o ministro da saúde, Enrique Garci, assinaram um acordo no qual o Rotary International e o governo filipino se comprometeram a imunizar cerca de seis milhões de crianças contra a pólio durante vários anos, a um custo de 760 mil dólares.

O sucesso deste projeto abriu caminho para a maior prioridade do Rotary: a erradicação global da pólio. Como resultado do empenho e dedicação dos rotarianos ao longo dos anos, mais de 2,5 bilhões de crianças foram vacinadas. Desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985, houve uma queda de 99% no número de casos da doença em todo o mundo, sendo que o vírus só continua endêmico em dois países: Afeganistão, e Paquistão.

1994: a pólio é declarada oficialmente erradicada das Américas.
O Continente Americano é a primeira das seis regiões escolhidas pela OMS para receber o certificado oficial de que estava livre do vírus selvagem da pólio. Em 1991, o peruano Luiz Fermin Tenório, de três anos de idade, foi a última vítima da pólio registrada no continente.

Colaboração:
Jordivar Filgueira associado do Rotary Club de Brasília Lago Sul e membro da Comissão Distrital de Imagem Pública do Distrito 4530.

Fotos

Localizar site dos clubes