MENSAGEM DO GD LIMA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E COMUNITÁRIO
O Rotary dedica o mês de outubro ao Desenvolvimento Econômico e Comunitário como uma de suas sete áreas de enfoque.
Mas o que é exatamente Desenvolvimento Econômico e Comunitário e por que isso é tão importante para os associados do Rotary?
Colocado de forma simples, Desenvolvimento Econômico e Comunitário
envolve duas coisas chaves:
- apoiar a criação de negócios locais sustentáveis; e
- criar ou fortalecer empregos sustentáveis junto com esses negócios.
Algumas vezes, estes são negócios de apenas um funcionário que são operados na casa de alguém, ou em pequenas fazendas, e em outros casos, eles podem ter centenas, até mesmo milhares, de funcionários.
O Desenvolvimento Comunitário busca promover a igualdade de oportunidades, garantindo que todos os membros da comunidade tenham acesso aos mesmos recursos e benefícios.
Isso contribui para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da justiça social.
Em minhas visitas oficiais aos clubes de nosso Distrito estive em setembro na cidade de Araguaína e acompanhei nosso companheiro governador Alberto Sousa Brito ao projeto Anita Luiza, que é destinado à formação técnico profissional das pessoas de baixa renda visando inseri-los no mercado de trabalho e proporcionando aos mesmos dignidade e cidadania.
Posso assegurar que este é um modelo de projeto que promove o desenvolvimento econômico das pessoas que encontram-se sem profissão e na linha da pobreza, além de constituir-se num processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em consequência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade.
Dito isto, existem duas principais correntes atuais na teoria do desenvolvimento da economia. A primeira deriva da teoria clássica, e as suas variações tais como a teoria neoclássica e o neoliberalismo. Em suma esta corrente crê no avanço do comércio e da liberdade econômica como a chave para o desenvolvimento.
O crescimento econômico sustentável traz aumento de renda, melhoras na sua distribuição e a sociedade toda se beneficia do processo. "Mas esse processo vai muito além, ele diz respeito as gerações atuais e também a gerações futuras".
Os dois fatores fundamentais a determinar, diretamente, o Desenvolvimento Econômico é a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.
A atividade prática e coletiva realizada por meio da cooperação e do diálogo em uma comunidade, sendo orientada por ela mesma e pelo significado sentido coletivo e sentido (significado pessoal) que a própria atividade e a vida comunitária têm para os moradores da comunidade.
O crescimento é um dos fatores fundamentais na redução da pobreza e na melhora do IDH, mas seu impacto sobre a pobreza pode variar enormemente. O Desenvolvimento Econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação, etc).
Nesse sentido acredito que "A Magia do Rotary" ocorrerá na medida em que nossos clubes venham envolver-se nesse processo, destinando projetos de ajuda e servir a nesse processo de capacitação das classes menos favorecidas, inserindo-os no mercado de trabalho.
Lembrem-se que "Somos do Tamanho dos nossos Sonhos".
Eurípedes Barsanulfo Lima
GD 2024-25 / Distrito 4530 de Rotary International






