Ação Interclubes em Prol das Águas: Limpeza das Margens do Lago Paranoá

por Rotary Club de Brasília-International

Mais uma ação da iniciativa Interclubes Azul e Verde do Rotary International, no Distrito 4530, acontece em prol do meio ambiente! Promovida pelo Rotary Club de Taguatinga Oeste, a limpeza de um trecho das margens do Lago Paranoá, incluindo a extração de objetos do fundo do lago, é parte de uma ação anual que envolve sua família rotária: Rotary Clubs, Rotaract Clubs, Interact Clubs e RotaKids de Taguatinga, com o objetivo de despertar a conscientização ambiental e reforçar o compromisso rotário com a sustentabilidade.

Neste ano, a família RCBI - composta pelo Rotary Club de Brasília International (RCBI), Rotaract Club de Brasília International Online (Rotaract BIO) e Rotary Club Satélite de Brasília International Azul e Verde (RCBI Azul e Verde) - também participou dessa importante iniciativa, unindo esforços com os outros clubes rotários. A venezuelana Rosa, rotariana do Rotary Club de Caracas El Peñol em visita à cidade, também contribuiu na limpeza.

A ação que juntou as famílias dos dois Rotary Clubs, realizada no sábado, 28 de setembro, pouco antes do início da temporada de chuvas, foi planejada para chamar a atenção da população sobre o acúmulo de resíduos de pequeno porte - como canudinhos, tampinhas de garrafa, colheres plásticas e lacres de latas – nos gramados e vegetação das margens do Lago Paranoá. Esses itens, frequentemente descartados de forma inadequada, acabam sendo levados pelas chuvas para o fundo do lago. Uma vez na água, não apenas poluem, mas também ameaçam gravemente a fauna aquática e a qualidade da água. Em lagos, rios e oceanos, o lixo plástico pode demorar séculos para se decompor, contribuindo para a destruição dos ecossistemas e entrando na cadeia alimentar dos animais, o que também afeta a saúde humana.

Além de evitar a poluição, os pequenos resíduos como tampinhas poderiam ser direcionados para iniciativas sociais, como o projeto Tampamania, que coleta tampinhas plásticas para reverter em benefícios para a comunidade. Os lacres de alumínio podem ser entregues à associações como a CIA do Lacre, que bordam ou fazem roupas e bolsas utilizando esse material. Esse é mais um exemplo de como a conscientização e o envolvimento comunitário podem transformar o que é considerado lixo em um recurso valioso.

A limpeza do Lago Paranoá reforça o papel crucial dos Rotary Clubs em unir forças para enfrentar desafios globais com impacto local. A família rotária continua mostrando que vários clubes pequenos juntos podem fazer a diferença e realizar ações significativas para  proteger o meio ambiente para as futuras gerações.

Fotos do rotariano Getúlio Gusmão aqui: https://encurtador.com.br/4YQzi

#RotaryInternational #RCBI #RotaractBIO #RCBIAzuleVerde #RCTaguatingaOeste #RCTO #RotaractNovaGeração #MeioAmbiente #LagoParanoá #AçãoLocalImpactoGlobal #Sustentabilidade #FamíliaRotária #Tampamania #Voluntariado #EconomiaCircular #LixoQueNãoÉLixo

Localizar site dos clubes