Rotary Clubs do Brasil recebem Medalha do Mérito Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde pela atuação na erradicação da Paralisia Infantil
por Rotary Club de Goiânia-Anhanguera
Nesta quarta, 04, os Rotary Clubs do Brasil foram condecorados com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro, pelo Ministério da Saúde. O motivo de tal condecoração é a batalha incessante do Rotary International na luta pela erradicação da paralisia infantil, a Poliomelite. A homenagem foi publicada no Diário Oficial da União hoje e foi assinada pelo Presidente da Pública, Luiz Inácio Lula da Silva e pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Desde 1985, por meio do Programa End Polio Now, o Rotary atua para erradicar esta doença e desde então conseguiu imunizar mais de 2 bilhões de crianças ao redor do mundo, reduzindo o número de casos em 99,9% desde então. Anualmente, os Rotary Clubs atuam em ações de conscientização para que os pais não deixem de vacinar seus filhos, afinal, contra esta doença, a imunização é a única possibilidade de se proteger.
Ao todo, 10 organizações receberam esta homenagem. Dentre elas, os Rotary Clubs do Brasil, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dentre outras. Também foram homenageados 22 autoridades e personalidades que contribuem direta ou indiretamente para a saúde no Brasil, como a apresentadora Xuxa Meneghel (embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde), Ivan Baron (Pedagogo, influenciador e ativista anticapacitista potiguar), Atila Iamarino (Biólogo, doutor em microbiologia e pesquisador brasileiro), dentre outros.
Em outubro comemora-se o Dia Mundial de Combate à Erradicação da Poliomelite, e diversas ações voltadas para esta causa são organizadas e executadas por Rotary Clubs em todo o mundo.






