CLUBES DO DISTRITO 4530 REALIZAM PRIMEIRO PROJETO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Um grande acontecimento para os Rotary Clubs de Araguaína- Pioneiro e Araguaína-Inclusão, para o Distrito 4530 e principalmente para a APAE, unidade de Araguaína. Através da Fundação Rotária em parceria com o Grupo J. Demito, o Projeto de Geração de Energia Solar para a APAE de Araguaína pôde ser inaugurado com uma celebração muito alegre no dia 13/05/2024, na sede da APAE, em Araguaína.
O Projeto faz parte do Programa de Responsabilidade Social criado pelo Rotary International em 2023. “É importante ressaltar que este é o 1º projeto realizado no Brasil nessa categoria. O projeto consiste em arrecadar quantias através da Fundação Rotária, com isenção de tributos, e transformar significativamente a vida de pessoas”, declara o governador do Distrito 4530 de Rotary, José Hilário Rodrigues. E completa: “Escolhemos a APAE, pois sabemos que aqui são atendidos mais de 500 crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. A economia que será feita com a instalação da geradora de energia será revertida em melhorias nos atendimentos ambulatoriais e de educação da APAE”.
“O Rotary identifica a necessidade da comunidade e busca parceiros que têm o propósito de ajudar a melhorar nossa cidade. Essa é uma das missões do Rotary”, disse o contador GD2019-20, Alberto Brito. O diretor-presidente do Grupo J. Demito, Jeremias Demito, declara: “Nosso grupo tem um histórico de participação em projetos sociais para a sociedade. A APAE está entre uma das entidades mais reconhecidas de Araguaína, e isso deixa nosso grupo feliz e confiante em contribuir.”
O GD 2013-14, Raimundo Fonseca, professor e rotariano do Rotary Club de São Luís de Montes Belos, GO, atual diretor da Comissão de Fundação Rotária do Distrito 4530, parabeniza os associados dos clubes de Araguaína pela realização do projeto, inédito no Brasil: “Eu vim de longe para testemunhar de perto esse grande feito dos companheiros associados dos clubes de Araguaína, que levaram a sério o lema Rotário de criar mais esperança no mundo e realizaram o primeiro Projeto de Responsabilidade Social do Rotary no Brasil por meio da energia solar.”
O Prefeito da cidade, Wagner Rodrigues, presente na inauguração do projeto, elogia e parabeniza o trabalho dos Rotary Clubs, garante manter a parceria da prefeitura que tem funcionários cedidos à APAE e reconhece que o projeto trará excelentes avanços nos trabalhos da entidade que necessita de ajuda: “Com a economia de energia elétrica, a renda será melhor distribuída e melhorias poderão ser realizadas em outros setores. Com certeza, os resultados serão positivos e colaboradores mais motivados. Parabéns Grupo J. Demito e Rotary Club”.
O Projeto
Um novo programa de Responsabilidade Social Corporativa, para viabilizar grandes projetos de investimento social privado, foi lançado pelo Rotary em 2023 no Brasil.
O Programa de Responsabilidade Social Corporativa da Fundação Rotária é voltado para empresas que queiram financiar projetos a partir de US$ 21 mil*. O programa consiste em uma parceria única na qual a empresa sabe exatamente em qual projeto suas verbas serão aplicadas. Já o trabalho de desenvolvimento e implementação do projeto fica todo por conta de um Rotary Club.
Reconhecimentos
Ao se tornar parceira do Rotary, a empresa recebe um certificado da ABTRF e um selo eletrônico, que pode ser usado em seu website e e-mails. Isso permite a divulgação da parceria entre sua empresa e a organização The Rotary Foudation e o reconhecimento entre seus clientes, fornecedores e parceiros do investimento em responsabilidade social feito por sua empresa.
Ao investir no Programa de Responsabilidade Social Corporativa, a empresa parceira adicionalmente receberá o reconhecimento de doador extraordinário da Fundação Rotária, sendo reconhecida com uma peça de cristal personalizada, cuja imagem entalhada simboliza o trabalho do Rotary pela compreensão e paz mundial.






