RCBI doa equipamentos para capacitações do NRDC-Itapoã

por Rotary Club de Brasília-International

Com recursos da Fundação Rotária administrados pelo Distrito 4530, o Rotary Club de Brasília International (RCBI) adquiriu equipamentos e insumos para utilização em treinamentos, capacitações e campanhas promovidas pelo NRDC Itapoã, com o envolvimento/ acompanhamento/ supervisão do RC de Brasília International, Rotaract BIO (Brasília International Online), SEBRAE, SESCOOP e outros parceiros da comunidade.

Os itens adquiridos viabilizarão, em vários espaços e contextos daquela comunidade, a realização de capacitações nas áreas do empreendedorismo, gestão de negócios, liderança, crédito e cooperativismo, entre outros, em especial aquelas ações voltadas para o público-alvo (mulheres) da fábrica-escola de brindes (Mulheres Arte e Mimos , já estabelecida no Itapoã com recursos de subsídios distritais alocados em anos anteriores.

Novas atividades e projetos do RC Brasília International e parceiros estão previstos nos próximos ciclos e os itens adquiridos poderão dar maior escala e qualidade às iniciativas de qualificação e desenvolvimento das pessoas. Os itens também serão instrumentos para a mobilização de pessoas pelo NRDC e a realização de campanhas (saúde, educação, qualificação) de interesse daquela comunidade.

A Região Administrativa do Itapoã é extremamente populosa e possui a menor renda per capita do Distrito Federal. Esta comunidade tem sido o território da maioria das iniciativas do RC de Brasília International, com destaque para o projeto de fábrica-escola de brindes. Seja para este projeto ou para outras iniciativas, ações de comunicação e de qualificação são cruciais para o desenvolvimento econômico e social dos envolvidos.

Há iniciativas do RCBI e do NRDC-Itapoã, com o envolvimento do SEBRAE, para a formação/treinamento de empreendedores, lideranças e multiplicadores, a exemplo do complexo de artesãs já mapeado (80-100 mulheres). Também existem ações do NRDC-Itapoã voltadas para mulheres, idosos (ex. capoterapia) e crianças (ex. End Pólio). Naquela comunidade já ocorreram RCBI e profissionais contratados pela comunidade, porém de forma improvisada, dada a carência de meios e recursos.

Espera-se, com estes subsídios distritais, que seja superada a carência de meios de comunicação para a qualificação e desenvolvimento humano, mais notadamente por ocasião da realização de aulas e palestras. Portáteis, os equipamentos e meios serão multiusuários/multiclientes e utilizados com o apoio e supervisão do RCBI e parceiros atuais. Incorporados ao NRDC-Itapoã, poderão ser utilizados em inúmeras atividades e projetos de natureza contínua e/ou em fase de concepção para aquela comunidade.

Fotos

Localizar site dos clubes