Locomoção facilitada após cirurgia na coluna
por Rotary Club de Brasília-International
O Rotary Club de Brasília Sudoeste, em parceria com o Rotary Club de Brasília International, o Instituto de Migrações e Direitos Humanos e a Casa Bom Samaritano, fez a doação de mais uma cadeira de rodas.
Desta vez, a beneficiária foi a menina Michelle Carolina, de 12 anos, refugiada venezuelana junto à família dela. Após entrada no Brasil pela fronteira em Pacaraima, os pais da pequena Michelle foram orientados a buscar em Brasília a cirurgia tão necessária para a extração de um nódulo na coluna vertebral, na altura do pescoço, situação que a deixava altamente afetada e prejudicada, inclusive com paralisia que a impede de caminhar.
Em Brasília, a família foi recebida e assistida pelo Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano (parceria entre Instituto Migrações e Direitos Humanos, CNBB e AVSI Brasil). A cirurgia foi realizada, com pleno sucesso e o resultado da biópsia foi de tumor benigno. A saída do Hospital e a recuperação, em casa, dependiam de uma cadeira de rodas. Foi onde o Rotary fez a diferença, completando esse círculo do bem.
A viagem de Barquisimeto para Santa Elena de Uairén e depois para Pacaraima na fronteira foi exaustiva, mas com a eficiência da Operação Acolhida, em funcionamento em Roraima, toda a documentação e agendamento do translado da pequena Michelle para Brasília foram feitos em menos de 10 dias. Desde o translado para Brasília, a família da Michele foi acolhida na Casa Bom Samaritano, pela cogestora, Ir. Rosita, pelo coordenador Paulo e equipe técnica da Casa que deu toda a assistência e acompanhamento à paciente no Hospital da Criança.
O custo de uma cadeira de rodas pode ser um impeditivo para muitas famílias, após gastos já realizados com cirurgias ou outros procedimentos em hospitais, translado e outras despesas relacionadas à solução do problema de saúde.
O Rotary Club de Brasília Sudoeste doou 5 cadeiras neste ano para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Seu presidente Sebastião Abreu deu todo o suporte necessário para que a ação fosse realizada imediatamente, viabilizando a saída da pequena Michelle do Hospital da Criança de Brasília.
O rotariano Alberto Palombo, cidadão venezuelano, que foi presidente do RCBI de 2019 a 2021, declarou: “Foi extremamente gratificante entregar a cadeira de rodas e ver o sorriso dessa jovem venezuelana junto à família. Esse momento marcou profundamente minha semana de trabalho voluntário no Rotary.”
É assim que ações conjuntas dos clubes rotários do Distrito 4530 e parceiros do bem têm se mostrado eficientes, eficazes e efetivas, criando esperança no mundo.
#Rotary #RCBI
#RCBSudoeste
#Rotary4530
#IMDH
#CasaBomSamaritano
#PessoasEmAção






