Sancionada a Lei Municipal nº 1.412/2022 que torna a Equoterapia uma política municipal de saúde em Campos Belos
por Rotary Club de Campos Belos-Nova Geração
Foi sancionada a Lei Municipal nº 1.412/2022, que institui a Equoterapia como política municipal de saúde na cidade de Campos Belos. Esta Lei é resultante do pedido do Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração para que esta política fosse instituída no município a fim de garantir a sustentabilidade do funcionamento do Centro Integrado de Equoterapia.
O Centro Integrado de Equoterapia será implantado em Campos Belos por meio de uma tríplice parceria: o Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração financia a implantação; o IF Goiano - Campus Campos Belos sediará esse Centro e assumirá todos os custos de manutenção predial, dos equipamentos, do tratamento dos animais, etc; e por fim, a Prefeitura Municipal de Campos Belos disponibiliza os profissionais de saúde para realização dos atendimentos.
A princípio, os atendimentos ocorrerão uma vez por semana, podendo serem expandidos conforme demanda e disponibilidade de profissionais. Os profissionais de saúde que podem se envolver nos atendimentos equoterápicos são fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, psicopedagogos e outros, sendo que os três primeiros são os mais importantes para a prática da Equoterapia.
A partir de agora, com a sanção desta lei, será possível dar início à implantação do Centro de Equoterapia, que tem um custo estimado em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A previsão é de que ainda neste semestre os atendimentos já sejam iniciados.






