Rotary concedeu, em junho, seu maior reconhecimento à Sua Majestade, o Rei Charles III

Em reconhecimento ao seu foco de longa data em soluções baseadas na natureza para lidar com a crise climática, o Rotary presenteou no último dia 24 de junho de 2022, Sua Majestade, o Rei Charles III, com sua maior honra: o Prêmio de Honra do Rotary.

Apresentado por Shekhar Mehta, presidente do Rotary International 2021-22, em uma audiência privada durante o Encontro de Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM) em Kigali, Ruanda, Mehta agradeceu a dedicação de Sua Majestade à sustentabilidade e à biodiversidade e destacou o compromisso compartilhado do Rotary para proteger o meio ambiente.

Durante a COP26, a cúpula climática das Nações Unidas realizada em novembro passado em Glasgow, na Escócia, o Rei Charles III incentivou os ambientalistas a buscar soluções baseadas na natureza para o aquecimento global.

“Depois de bilhões de anos de evolução, a natureza é nossa melhor professora”, disse o rei. “Nesse sentido, restaurar o capital natural, acelerar soluções baseadas na natureza e alavancar a bioeconomia circular serão vitais para nossos esforços.”

Mehta, que na COP26 liderou uma mesa redonda com Patricia Scotland, secretária-geral da Commonwealth, enfatizou o papel crítico que os manguezais desempenham na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Os manguezais sequestram grandes quantidades de carbono e também protegem contra tempestades e erosão costeira, filtram poluentes e fornecem habitat para a vida aquática, entre outros benefícios.

Nos últimos seis anos, a Fundação Rotária apoiou soluções sustentáveis ​​baseadas na comunidade para lidar com ameaças ao meio ambiente, direcionando US$ 18 milhões em fundos de subsídios para projetos ambientais. A proteção do meio ambiente é uma das áreas de foco do Rotary e os Rotary Clubs estão posicionados para fazer a diferença em esforços ambientais mais amplos, incluindo a restauração de manguezais.

“O mar está lavando as costas porque os manguezais estão desaparecendo”, disse Mehta. “Estamos perdendo nosso ecossistema. Quando os manguezais morrerem, nosso sistema marinho e comunidades costeiras serão perdidos.”

Por meio de iniciativas pioneiras, como se tornar um dos primeiros países a banir as sacolas plásticas, Ruanda está comprometida em se tornar uma economia verde, resiliente ao clima e de baixo carbono até 2050 como parte de sua estratégia nacional de desenvolvimento. Rotary Clubs locais estão tomando medidas para atingir essa meta, tendo treinado mais de 800 fazendas de subsistência em agroecologia e métodos agroflorestais. Eles também lideraram projetos de reflorestamento e apoiaram pequenos agricultores no acesso ao biogás e à energia verde para cozinhar.

O Prêmio de Honra do Rotary foi estabelecido pelo Rotary International em 1990 para ser concedido a chefes de estado e outros dignitários que tenham feito uma contribuição significativa para a compreensão e boa vontade internacional. Além disso, Sua Majestade, o Rei Charles III, também é associado do Rotary Club de Banchory-Ternan, Distrito 1010. Este Rotary Club, localizado na cidade de Banchory, Distrito de Aberdeen, na Escócia, foi fundado em 1971 e conta com 40 associados.

Sobre o Rotary: O Rotary  reúne uma rede global de líderes voluntários dedicados a enfrentar os desafios humanitários mais urgentes do mundo. O Rotary conecta 1,4 milhão de associados em mais de 200 países e áreas geográficas. Seu trabalho melhora a vida em nível local e internacional, desde ajudar os necessitados em suas próprias comunidades até trabalhar por um mundo livre da pólio. Para mais informações, visite Rotary.org .

Fotos

Localizar site dos clubes