GRANDE VOLUME DE LIXO RETIRADO DE TRECHO DA ESTRADA PARQUE PARANOÁ

por Rotary Club de Brasília-International

Parte do resíduo recolhido, em 1 Km da EPPR, limpando o córrego Palha.
Parte do resíduo recolhido, em 1 Km da EPPR, limpando o córrego Palha.

Em uma das margens de apenas um quilômetro da Estrada Parque Paranoá (EPPR), entre os córregos Palha e Jerivá, foram recolhidos seis sacos de garrafas de cerveja, material de construção, pedaços de eletrodomésticos e dezenas de sacos de plástico.  Trata-se de um alerta a motoristas e usuários de transporte coletivo: o que se joga fora do veículo, cai dentro da natureza que provê a água que abastece sua casa. 

O Rotary Club de Brasília International (RCBI), o Rotaract Club de Brasília International Online (Rotaract BIO), o Instituto Oca do Sol e alguns de seus parceiros realizaram a quarta ação de limpeza de córregos que alimentam o Lago Paranoá, mantendo a promessa feita em junho deste ano de evitar que grande volume de resíduos sólidos chegue ao Lago Paranoá nas próximas chuvas.

Esta iniciativa do Rotary, que foi batizada como Projeto Águas Limpas, contou com cinco clubes rotários: Rotaract BIO, Rotaract Club de Brasília Cerrado, Rotaract Club de Anápolis, Rotary Club de Brasília Integração e Rotary Club de Brasília International.

A iniciativa é apoiada tecnicamente pelo Instituto Oca do Sol que estuda a Serrinha do Paranoá há muitos anos, destacando sua importância para a manutenção da água pura do Lago Paranoá, com 9 córregos que também garantem o ecoturismo como promotor do desenvolvimento local: trilhas, parque, feiras de produtos orgânicos, colônia de férias e outras atividades que preservam as mais de 90 nascentes do local.  O Instituto estuda e divulga a fauna e flora do cerrado nas diversas trilhas ecológicas já traçadas e sinalizadas, utilizadas por caminhantes e ciclistas, inclusive com dificuldades de locomoção.

O presidente da Associação dos moradores do córrego Palha falou ao grupo sobre o desafio que a estrada representa para a qualidade das águas do Lago Paranoá. Moradores da Serrinha também participaram da ação assim como funcionária da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que informou as lideranças sobre como conectar a ação a uma agenda nacional e acessar informações úteis para esse tipo de movimento.  

A Estrada Parque Paranoá é a rodovia DF-005 de Brasília que margeia o leste do Lago Paranoá, ligando o Lago Norte à represa do Lago Paranoá. Tem extensão de 7,6 quilômetros, passando desde o Varjão até o setor de Mansões do Lago. No trecho escolhido pelo Projeto Águas Limpas, entre o córrego Palha e o Jerivá (MI 4) foram recolhidos dezenas de sacos de 50 e 100 kg de resíduos que serão aproveitados pela Central de Reciclagem do Varjão.

Por ainda serem necessários cuidados sanitários, os pouco mais de 20 participantes usaram máscaras, luvas, distanciamento, álcool em gel durante a ação e trabalharam individualmente ou em pequenos grupos. Esta foi a quarta ação de limpeza que aconteceu nos primeiros domingos de cada mês, desde junho, e se converterá em plantio de mudas do cerrado quando começa o Tempo de Plantar (outubro)!

No dia 18 de setembro, o Projeto Águas Limpas comporá a ação mundial de limpeza dos rios (World Cleanup Day) junto ao governo local liderado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA) e organizações da sociedade civil lideradas pelo Ocupe o Lago. Será uma ação maior, em vários pontos do Lago Paranoá. Na Serrinha, serão 9 grupos, um por córrego, registrando evidências de águas limpas em cada um deles.

Em outubro, os parceiros do Projeto Águas Limpas iniciarão as ações de plantio de matas ciliares e áreas de recarga, com espécies do cerrado, frutíferas e floríferas, somando-se ao Movimento Tempo de Plantar.  

#PessoasEmAção #PessoasQueTransformam #Rotary #Rotaract #SerrinhadoParanoa #aguaslimpasnaserrinha #aguaslimpasnojeriva

Coordenadora do Projeto Águas Limpas: rotaractiana, bióloga e estudante de veterinária Juliana Fernandes Borges de Freitas.

Texto: Cacá Zinato.                            Fotos: Cacá Zinato e Allan Ramos.

Localizar site dos clubes