ROTARY LIMPA CÓRREGOS QUE DESAGUAM NO LAGO PARANOÁ
por Rotary Club de Brasília-International
O Rotaract Club of Brasília International Online (Rotaract BIO), com apoio do Rotary Club de Brasília International (RCBI) e em parceria com o Instituto Oca do Sol está mobilizando rotarianos e amigos para evitarem que resíduos sólidos cheguem ao Lago Paranoá nas primeiras chuvas de setembro. No caso de alguns córregos da Serrinha Paranoá, a importância da limpeza é ainda maior por causa do potencial turístico e paisagístico do local. A limpeza acontece nos primeiros domingos dos meses de junho a outubro, aproveitando o período de seca.
A Coordenadora do projeto, Juliana Fernandes, é estudante de medicina e, com outras companheiras rotaractianas, ajudaram a fundar o Rotaract BIO. O projeto de limpeza de córregos é o primeiro projeto do novo clube de jovens, incentivando a população a manter as estradas e córregos limpos, para termos sempre água limpa!
Os rotarianos Allan Kardec Ramos e Alberto Palombo, respectivamente das Comissões de Meio Ambiente e de Projetos do RCBI, participaram no primeiro domingo de julho de mais uma ação de limpeza de córregos que abastecem o Lago Paranoá. Trata-se do segundo mutirão de uma série que acontece todo primeiro domingo do mês, até outubro. Todos os cuidados de proteção sanitária foram tomados, durante toda a ação: uso de máscaras, luvas, distanciamento e álcool em gel.
De acordo com o Instituto Oca do Sol, que estuda a área da Serrinha do Paranoá há mais de 10 anos, no local já foram mapeadas mais de 90 nascentes que produzem água da melhor qualidade para o grande lago de Brasília, que faz parte de seu desenho urbano, garantindo umidade para esta área do cerrado.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranoá definiu, em 2014, o zoneamento de usos do espelho d´água do Lago Paranoá. Foram estabelecidas oito zonas para uso preferencial: banho, atividades náuticas não motorizadas, motonáutica, diluição de efluentes tratados, segurança do futuro ponto de captação de água para abastecimento público, segurança da barragem, segurança nacional e restrição ambiental. A partir do zoneamento foram definidos os processos de emissão de outorgas de direito de uso das águas, o licenciamento ambiental, as concessões de autorização para uso náutico e as atividades regulatórias e fiscalizatórias de todos os usos da água do Paranoá.
A bacia do rio Paranoá apresenta cerca de 30% de sua área ocupada por núcleos com características urbanas, 26% por formação savânica e 25% por formação campestre. Entre os principais cursos de água destacam-se o Riacho Fundo e os ribeirões do Gama, Bananal, Torto e Cabeça de Veado.
O Rotary, por meio do RCBI e o Rotaract BIO inicialmente, entende e quer mostrar à comunidade de Brasília a importância desse complexo hídrico e a urgência de se protegerem as águas puras que garantem tantas atividades econômicas, sociais e ambientais. Atividades como esta fazem parte das seguintes áreas de enfoque do Rotary International: Consolidação da paz e prevenção de conflitos; água, saneamento e higiene; Meio ambiente; Desenvolvimento econômico comunitário.
Nas coletas já realizadas havia de tudo: pedaços de eletrodomésticos, pneus, recipientes de remédios, arames e grades e muito material reciclável que poderá ser prensado e vendido, no lugar de parar no fundo do Lago Paranoá, cuja água abastece o Varjão e imediações. Participou da ação inclusive a turminha infantil, como João (11), Alice (11) e Lanna (14), sob a supervisão dos adultos e jovens.
O presidente 2021-2022 do RCBI Reginaldo Ferrari Pinheiro estimula os associados e companheiros de outros clubes a realizarem esse tipo de ação em córregos próximos de suas casas ou organizações, como parte da nova área de enfoque de Apoio ao Meio Ambiente do Rotary International. Agradece às Administrações do Varjão e do Lago Norte que vêm apoiando os mutirões, garantindo a coleta do lixo na segunda-feira seguinte, pela manhã.
Esta atividade também promove os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030 6, 11, 15 e 17, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas.
#PessoasEmAção #Pessoasquetransformam #Rotary #RCBI #Rotaract #rotaractbio
Texto: Cacá Zinato (RCBI). Fotos: Alberto Palombo (RCBI), Allan Kardec Braga Ramos (RCBI) e Sol Udry (Instituto Oca do Sol).
Serviço:
O Rotary Club de Brasília International (RCBI) é uma associação de gente que faz a diferença para construir um mundo melhor. Temos a alegria de contar com a ajuda de pessoas de diversas culturas e países, todos empenhados em servir o próximo com as suas ocupações e seus negócios. Rotarianos trocam idéias e dicas para melhorar as comunidades, por meio de projetos humanitários e o seu próprio desenvolvimento profissional e habilidades de liderança. http://rotarybrasiliainternational.org/
O Rotaract Club de Brasília International Online (Rotaract BIO) é um dos vários grupos de jovens de 18 a 40 anos do Rotary, organizado pelo RCBI e fundado no Dia da Terra (22 de maio de 2021) em reunião zoom com o Presidente do Rotary International Holger Knack. Contato: Juliana Fernandes: https://www.instagram.com/rotaractbio/
O Instituto Oca do Sol é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 2008, voltada ao desenvolvimento humano integral para construir uma sociedade sustentável com base em uma cultura da paz implementando e difundindo os princípios da Carta da Terra. Promove debates, palestras, seminários, workshops e cursos, desenvolve projetos sustentáveis no campo social, econômico ambiental e cultural. https://www.institutoocadosol.org






