PANDEMIA ACELERA USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA PLANEJAMENTO NO RCBI

por Rotary Club de Brasília-International

Desde o início da pandemia em 2020, ferramentas digitais têm conquistado cada vez mais espaço no cotidiano dos rotarianos. E não podia ser diferente, quando, há mais de um ano, o planeta atravessa uma crise sanitária sem precedentes. A busca de explicações, o monitoramento das perdas, histórias reais de famílias impactadas... tudo isso deu maior realce às áreas de enfoque do Rotary International relacionadas à prevenção e tratamento de enfermidades, saúde materno-infantil e até ao desenvolvimento econômico e comunitário na tentativa de fomentar o empreendedorismo usando ferramentas digitais.

A plataforma de reuniões zoom tem sido utilizada nacional e internacionalmente pelos rotarianos para suas reuniões, possivelmente por ter estado disponível, com mais recursos de segurança, de tradução e de possibilidades de transmissão por outros canais como youtube, facebook e, agora também o LinkedIn.

O próprio website do Rotary International nunca sofreu tantas atualizações por ano, especificamente as ferramentas do Rotary Club Central, onde os rotarianos lançam suas metas anuais e acompanham pelo dashboard a evolução dos principais indicadores, quanto o Meu Rotary, onde se mantém atualizado o quadro associativo do clube. Duas ferramentas igualmente muito utilizadas no ambiente virtual são a Central de Aprendizagem para treinamentos de líderes e extraordinárias ferramentas de imagem pública do Brandy Center, onde se pode confeccionar em curto espaço de tempo logomarcas, cartões ou posts das séries Pessoas em Ação, End Polio Now e outras.

Associados do Rotary Club de Brasília Internacional (RCBI), sob a liderança do presidente 2020-2021 colocaram como meta, na onda das Cidades Inteligentes, se tornarem um Smart Club! Nesse sentido, realizaram todas as suas reuniões virtuais com convidados internacionais, aproveitando a oportunidades para conectarem os rotarianos brasileiros às mais renomadas personalidades do Rotary International. Com isso, o clube se conectou a vários clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados brasileiros, assim como clubes da Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Malásia, África e outros países para organizar reuniões conjuntas, de altíssimo nível, algumas vezes para o Distrito, outras vezes para grupos de companheirismo como Rotary Means Business (RMB) ou grupos de rotarianos em ação (RAGs) como o de Água, Saneamento e Higiene (WASH-RAG) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (ES-RAG).

O sucesso dessa iniciativa pode ser comprovado pelo crescimento do clube em tempos de pandemia: de 20 associados em 2020 superou sua meta de 26 em fevereiro de 2021, chegando a 29 associados abril do mesmo ano. Outro indicador de sucesso é o fato de 5 associados do clube terem sido convidados pela Governadora 2021-2022 Sandra Gonçalves Dias para compor sua equipe distrital nas áreas de planejamento, projetos, desenvolvimento do quadro associativo e meio ambiente. Já se fala em MDQA no Distrito, ou seja, manutenção e desenvolvimento do quadro associativo, na equação EU + 1 – 0, prosposta pelo Presidente do RI 2021-2022 Shekhar Mehta e adaptada pelo presidente 2021-2022 Reginaldo Ferrari Pinheiro.

A decisão de tornar o RCBI um Smart Club (clube inteligente) foi tão bem sucedida que o presidente 2021-2022 Reginaldo Ferrari Pinheiro, profissional da área de sistemas de TI lançou o desafio RCBI 360 graus e está realizando o planejamento estratégico do clube com o auxílio de ferramentas digitais recém lançadas no mercado, poderosíssimas e ao mesmo tempo divertidas, quando bem utilizadas por facilitadores hábeis e competentes.

Além das reuniões de proposição do desafio aos associados, em reunião ordinária do clube e em sessão extraordinária de planejamento estratégico em uma tarde de sábado completa, o presidente eleito Reginaldo também convidou os 5 associados que participarão da equipe distrital no ano 2021-2022, para construírem o novo plano estratégico do clube de forma colaborativa, com o horizonte 2021-2025. O presidente 2019-2021 Alberto Palombo, a presidente 2017-2019 Cacá Zinato, o vice-presidente 2021-2022 Marcos Dias e o companheiro da Comissão de Expansão do RCBI Ruberson Saraiva participaram ativamente das 3 sessões de 3 horas necessárias para cumprir esse desafio.

Nesse workshop de lançamento (Kickoff) do RCBI 360 graus, com o auxílio da ferramenta digital Miro, foi utilizado o poderoso método de resolução de problemas denominado Lightning Decision Jam (LDJ), de forma remota, executado habilmente pela facilitadora Cristiane Gantus Encinas, do HubLab Araras (SP). O processo incluiu a definição de objetivos claros e o entendimento dos fatores motivadores e imobilizadores, desafios a serem vencidos e como poderiam ser superados, com resultados efetivos. O LDJ substitui qualquer discussão aberta ou brainstorming por um processo estruturado que levanta rapidamente muitas ideias, conduz o grupo a tomada de decisões ponderadas que gerarão resultados melhores e mais rápidos.

Tudo começou com a conectividade, no final do ano 2019-2022, como um Smart Club, continuou abrindo oportunidades por todo o ano 2020-2021, tanto para pessoas do bem quanto para comunidades assistidas pelo Rotary, e vai continuar servindo para transformar vidas, promovendo a retomada pós-pandemia tanto em termos de saúde e novos hábitos, quanto em termos de reinvenção do próprio negócio, para adaptar-se ao novo normal.

Além da necessária sistematização do conteúdo gerado e o planejamento de, pelo menos, três ações consideradas prioritárias e de maior impacto pelo grupo (gestão por competência, modernização do clube e capacitação sobre o novo Rotary International), também será aplicado o método Sprint em uma próxima etapa.

 #PessoasEmAção #Rotary #RCBI 

Texto: Cacá Zinato. Imagens: HubLab, RCBI.

 

Serviço:

Mais informações sobre o RCBI podem ser obtidas pelo Instagram @rotarybrasiliainternational, Facebook RotaryClubBrasiliaInternational ou e-mail [email protected]. A cerimônia de transmissão de cargos acontecerá no dia 6 de julho, às 19:30.

Cristiane Gantus Encinas é administradora com pós graduação em Jogos Cooperativos e Dinâmica dos Grupos; especialista em métodos ágeis de gestão e larga experiência em treinamentos corporativos focados em inovação; Scrum Master e especialista em OKRs; mentora pela ANPROTEC e ABMEN, e Coach pela ABRACEM, Professora de Sustentabilidade na Inova Campinas, Cris Gantus atua há mais de 25 anos como consultora em projetos de mudança organizacional. Tem quatro livros publicados na área.

HUBLAB ARARAS - A consultoria prestada ao RCBI pela administradora Cristiane Gantus Encinas ocorre no contexto do projeto HubLab Araras – um hub de inovação para abrigar iniciativas, startups e projetos pautados pelos objetivos da ONU de desenvolvimento sustentável (ODS). Recentemente, oferecendo um produto de formação para design thinking de professores da área de gestão, o HubLab Araras promoveu um evento virtual, o #superararas, www.superararas.net, com o propósito de aumentar a conscientização da sociedade sobre o papel da criatividade e da inovação na solução de problemas. Conheça mais em suas redes sociais: https://www.hublabararas.org/, www.linkedin.com/in/cristianegantus

Fotos

Localizar site dos clubes