ROTARACT BIO MOBILIZA PARCEIROS PARA LIMPEZA DO CÓRREGO DO TORTO
por Rotary Club de Brasília-International
O Rotaract BIO (Rotaract Club de Brasília International Online) realizou hoje a primeira ação de limpeza de córregos que alimentam o Lago Paranoá, inaugurando uma campanha que vai até outubro. Uma organização que foi fundada no Dia da Terra (22 de maio de 2021) em reunião zoom com o Presidente do Rotary International Holger Knack, já nasce com uma pegada ambiental, realizando ações concretas que fazem a diferença!
O Rotary Club de Brasília International (RCBI), que é padrinho do Rotaract BIO, contribuiu com a responsável pela organização deste projeto, a jovem bióloga e estudante de veterinária Juliana Fernandes Borges de Freitas. Esta já é a primeira ação presencial do jovem Rotaract BIO e contou também com a presença da Secretária Larissa
Del C. Barreto Revete e da presidente da Comissão de Projetos Humanitários Rivânia de Sousa dos Santos. Todos os cuidados de proteção social foram tomados, durante toda a ação: uso de máscaras, luvas, distanciamento e álcool em gel.
Sol Udry, diretora do Instituto Oca do Sol, mobilizou jovens da Asa Norte, Lago Norte e Itapoã para se juntarem aos rotaractianos na limpeza das margens e leito do Córrego do Torto. O Instituto atua há anos na Serrinha do Paranoá desenvolvendo estudos sobre mais de 90 nascentes que abastecem o Lago Paranoá, a fauna e flora das diversas trilhas ecológicas já traçadas e a proteção de cachoeiras e outras áreas de potencial turístico.
De acordo com Alberto Palombo, presidente do RCBI “ações como esta, realizadas em vários córregos, tanto contribuem para que os resíduos sólidos não cheguem ao Lago Paranoá nas primeiras chuvas que vierem, mas também contribui para que a população tenha ambientes mais saudáveis, saneados e que possam permitir a relação harmoniosa entre cidadãos e natureza, fazendo um mundo melhor”.
A Major Natalia, que acaba de assumir o comando do 24º Batalhão da Polícia Militar do DF responsável pela área, e é Alumni do Programa Bolsas de Mestrado Rotary Pela Paz, garantiu total apoio aos participantes, tanto garantindo a segurança no local quanto na articulação da ação com o Corpo de Bombeiros e a Administração Regional.
Os resíduos recolhidos encheram a carroceria de uma Montana, o porta-malas de um CRV e uma big bag enorme. Metade do material coletado foi levado pelos participantes para a Central de Reciclagem do Varjão onde conheceram o extraordinário trabalho das associadas. Foram recolhidos pedaços de eletrodomésticos, roupas, pneus, recipientes de remédios, arames e grades e muito material reciclável que poderá ser prensado e vendido, no lugar de parar no fundo do Lago Paranoá, cuja água abastece o Varjão e imediações.
Nos primeiros domingos de cada mês até outubro de 2021, o Rotaract BIO e seus parceiros repetirão a atividade nos outros córregos da Serrinha do Paranoá. O Rotary abre Oportunidades para quem deseja um mundo melhor. #PessoasEmAção #Rotary #Rotaract
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @rotaractbio.
Cacá Zinato e Juliana Fernandes Borges de Freitas
Fotos: Guilherme Alexsander Pereira.






